O que é um programa de fidelidade? 4 melhores exemplos 2024

O que é um programa de fidelidade? 4 melhores exemplos 2024

Pense nele como um investimento em marketing, não como um custo operacional. Com base nos seus objetivos e no conhecimento dos seus clientes, escolha o tipo de programa (pontos, níveis, etc.). Muitas empresas, especialmente as mais pequenas, caem na armadilha de focar 90% da sua energia e orçamento na aquisição de novos clientes. No entanto, os dados e a lógica de negócio mostram consistentemente que uma mentalidade de “agricultor” – cultivar as relações existentes – é muito mais rentável. Monitore o desempenho do programa, ouça o feedback dos clientes e esteja disposto a fazer ajustes conforme necessário para garantir que o programa atinja seus objetivos de fidelização de forma eficaz. Desenvolva estratégias de comunicação abrangentes para informar os clientes sobre o programa e suas vantagens, utilizando canais como e-mail, redes sociais e aplicativos móveis.

programa de fidelidade

O programa de fidelidade da Designer Shoe Warehouse (DSW) é o exemplo perfeito de um programa por níveis bem-sucedido. Ao gastar mais, os clientes acessam níveis mais altos que oferecem exclusividade a diferentes produtos e serviços. Quando um profissional busca por exemplos de programas de fidelidade percebemos o seu interesse em estreitar o contato com o seu público-alvo e com seus atuais clientes. Por isso, neste artigo mostramos quais são os tipos mais comuns dessa iniciativa de marketing e exemplos reais de empresas que se diferenciam com essa abordagem. Ao fazer parcerias com outras empresas, você pode criar um programa de fidelidade que não apenas ofereça mais oportunidades aos clientes, mas que também facilite a criação de novos relacionamentos de negócios.

Entenda o que é fidelização de clientes

Para manter os membros do programa engajados, as empresas mantêm uma comunicação regular, informando sobre ofertas especiais e atualizações do programa. E ao ter um plano de marketing de programa de fidelidade eficaz para esses novos clientes indicados, isso pode se transformar em um ciclo virtuoso. O programa de fidelidade da Waterdrop ajudou a marca a gerar mais de € 58,000 de referências. É um dos os programas de fidelidade de saúde e bem-estar mais eficazes que existem. Lucy e Yak, Uma marca de macacões sustentáveis, destaca-se por sua página de fidelidade integrada e visualmente atraente.

Quais os exemplos de programas de fidelidade mais comuns?

  • Como resultado, a marca conquistou uma comunidade ativa de clientes altamente engajados.
  • Os consumidores são leais às marcas que amam, mas esperam ser recompensados em troca.
  • Na indústria de vestuário e equipamentos para atividades ao ar livre, é justo dizer que a maioria de seus clientes valoriza experiências mais do que itens materiais.
  • Enquanto isso, eles desfrutam de altos níveis de engajamento com os membros, com 40% dos pontos sendo resgatados dentro de três meses após a concessão.
  • Isso torna toda a experiência mais valiosa para os clientes e, assim, mais bem-sucedida.

Na verdade, se você estrutura um programa de fidelidade baseado em valores mútuos, é mais provável que os clientes queiram se tornar fiéis à marca. A utilização de um programa de fidelidade pode ajudar com que clientes atuais se sintam bem em apoiar a marca. Desse modo, ao recompensar por suas compras, a marca demonstra que aprecia sua escolha. Para que esta estratégia, conhecida também como loyalty, seja mais interessante para cada pessoa, esse programa de fidelização de clientes costuma contar com diversos parceiros de diferentes ramos. Desta forma, as opções de descontos ou prêmios são mais atrativas aos novos usuários. Quando se trata de desconto, por exemplo, esse é um benefício que o cliente só terá acesso se precisar comprar algo.

Não há nada mais doce do que um programa de fidelidade de sorvete, mas a Ben & Jerry’s adiciona a cereja no topo com uma missão social forte. Se há uma rede de fast food que sabe como aumentar as vendas, é o Chick-fil-A. A recompensa deve ser compatível com as missões que o usuário deve encarar para obter seu benefício, e vice-versa. A ideia é usar interfaces de games interativos no qual o cliente cumpre desafios para acumular pontos ou desbloquear benefícios. Por exemplo, se você quer aprender a falar um novo Aqui idioma e para isso você usa um software como Duolingo, você vai atribuir o seu sucesso (ou fracasso) ao Duolingo. Estabelecer parcerias com outras empresas dá a você essa possibilidade.

Sempre que um cliente faz uma compra em seu site (ou em sua loja física, se você tiver uma), eles ganham um determinado número de pontos dependendo do quanto tiverem gasto. Você até pode gerenciar seu programa de fidelidade criando e alimentando planilhas manualmente, mas esse método demanda muito tempo e pode ter muitas falhas, como duplicidade ou ausência de dados. Por fim, estabeleça as regras para o resgate das recompensas e o prazo que o cliente tem para solicitar o recebimento da premiação, se for o caso. Nesta etapa, você precisa escolher que tipo de programa de fidelidade quer colocar em prática. Veja como fazer um programa de fidelidade fica fácil, seguindo as 7 dicas abaixo.

É por isso que eles oferecem pontos não apenas por compras, mas também por engajamento nas redes sociais e downloads de aplicativos. Eles sabem que, no caso deles, a desvantagem de dar descontos em produtos para atividades não transacionais é mais do que compensada pelos benefícios do engajamento nas redes sociais. Embora muitas delas pareçam fáceis, seu sucesso se deve a um profundo conhecimento de o winbay casino de portugal que os clientes querem de um programa de fidelidade, e, por extensão, o que tipo do esquema de fidelidade terá ressonância. Os benefícios incluem acesso antecipado a novos produtos, envio gratuito, vales de desconto e presentes de aniversário. Os clientes leais acumulam pontos por ações como criar uma conta (50 pontos), escrever uma avaliação (10 pontos) e interagir com a marca no Facebook e Instagram (20 pontos cada). Estes programas de recompensas oferecem aos clientes um objetivo a atingir.